1980 – A casa tomada (de Júlio Cortázar) por desenhos que não deram certo. Desenhos de 1978 /80. O apogeu do claro-escuro pós-caravaggio. | Plataforma Educativa

1980 – A casa tomada (de Júlio Cortázar) por desenhos que não deram certo. Desenhos de 1978 /80. O apogeu do claro-escuro pós-caravaggio.

Os desenhos aqui reunidos, juntamente com a instalação “O apogeu do claro-escuro pós-Caravaggio”, fizeram parte da exposição “a casa tomada (de Júlio cortázar) por desenhos que não deram certo. desenhos de 1978/80. o apogeu do claro-escuro pós-caravaggio.”, realizada em 1980, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Na Galeria de Arte Victor Kursancew, na Casa da Cultura Fausto Rocha Junior, remontamos a instalação para que o público pudesse ter contato com a primeira experiência com luz realizada por Schwanke, mas também com a finalidade de registro de imagens para uma futura exposição virtual de natureza digital. Originalmente, compuseram a exposição de 1980, 30 desenhos dos quais conhecemos apenas os 19 aqui disponibilizados como complemento à exposição da instalação remontada na Galeria.

Alena Rizi Marmo Jahn e Nadja de Carvalho Lamas – Curadoras