Obra de Schwanke é tema do Gerações Masc – Museu em Movimento de agosto | Plataforma Educativa

Obra de Schwanke é tema do Gerações Masc – Museu em Movimento de agosto

composicao - carnaval - schwanke - 1972
Bate-papo com a professora doutora Rosângela Cherem, do Ceart/Udesc, será no dia 11 de agosto no Cinema do CIC

A 14ª edição do Gerações Masc – Museu em Movimento terá um bate-papo sobre a obra do artista plástico joinvilense Luiz Henrique Schwanke, com a participação da professora doutora Rosangela Miranda Cherem, do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc). A conversa intitulada De-morar no arquivo de Luiz Henrique Schwanke ocorrerá no dia 11 de agosto, às 15h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com entrada gratuita. O projeto é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc).

A partir de dois trabalhos feitos ainda na década de 1970 e constantes no acervo do Masc, o objetivo da palestra é abordar os principais aspectos que constituem o gesto deste artista, reconhecendo, sobretudo, como o ornamento e a seriação, a simetria e a expressão sensível se desdobraram em suas obras posteriores. Para fundamentar este raciocínio, serão consideradas duas interlocuções: uma baseada nas obras de Michel Foucault, Georges Didi Huberman e Jacques Derrida.

Sobre Luiz Henrique Schwanke

Entre as décadas de 1970 e 1980, Luiz Henrique Schwanke (1951 – 1992) construiu uma produção vasta e vigorosa com cerca de 5 mil peças entre desenhos, pinturas, instalações, esculturas e projetos, recebeu mais de 30 prêmios nacionais e participou de inúmeras exposições individuais, coletivas e salões, possuindo obras em museus de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre Rosangela Miranda Cherem

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (1998) e em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Rosangela Miranda Cherem é professora associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart-Udesc) e coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-acontecimento. Orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; e, atualmente, desenvolve a pesquisa intitulada Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade.

Serviço:

O quê: De-morar no arquivo de Luiz Henrique Schwanke – Gerações MASC

Quando: 11 de agosto de 2016, às 15h

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC)

Participação gratuita

Informações: (48) 3664-2633

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1451593814866167/

Envie um comentário